14 99154 9753

Fale Comigo

atendimento@rutebovetopsicologa.com.br

Fale Comigo

Gratidão

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, em favor de outra sem que ela merecesse ou fizesse algo em troca. É um desvendar de olhos, é um entendimento que vem acompanhado por um sentimento de satisfação e bem estar.

A gratidão é um presente que damos a nós mesmos, que nos traz paz quando somos capazes de ver quem está em nossas vidas. Gratidão é o contrário de reclamação. A pessoa grata, dificilmente irá reclamar de alguma coisa. A gratidão é um sentimento sutil e sofisticado. Quase uma arte. A gratidão brota da convicção de que os seres humanos são incompletos e de que precisamos uns dos outros.

Queixas

Quantas vezes você se queixou hoje? Não importa pelo que; só o fato de se queixar. Você pensou que talvez você tenha mais do que reconhece e valoriza.

A gratidão e a ciência

Vários estudos mostraram que a gratidão oferece diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. Vale a pena dedicar alguns minutos do dia para valorizar o que temos.

Na nossa cultura, a gratidão é um termo associado muitas vezes à obrigação, assim acabamos agradecendo automaticamente sem sentir realmente a gratidão.

A gratidão é um estado mental que pode e deve ser exercitado. Tais estudos chegaram a conclusões surpreendentes com relação ao conceito de gratidão.

O fato de desenvolver este estado de consciência e de sentir gratidão com frequência muda literalmente a estrutura molecular do cérebro.

Quando somos gratos, ativamos as áreas do cérebro responsáveis pelos sentimentos e também pelo sistema de recompensa. Ativa-se regiões responsáveis pelo planejamento e processos de decisão, comportamento social e a expressão da personalidade. Também é ativada áreas responsáveis pelas emoções e pela empatia.

Só seres humanos sentem gratidão?

Os seres humanos não são os únicos que experimentam esse sentimento. Os animais superiores também sentem gratidão, embora a expressem de forma rudimentar. Um cão, por exemplo, é leal a quem cuida dele e o ama.

A gratidão brota da convicção de que os seres humanos são incompletos e de que precisamos uns dos outros.

Os gratos também são pessoas que dificilmente dão espaço a sentimentos negativos como arrependimento, ressentimento e inveja. São capazes de sentir gratidão precisamente porque optam por ver o que há de melhor nas pessoas e guardá-lo na memória. Eles também são mais generosos e estão dispostos a ajudar os outros. É por isso que nem todos sabem agradecer, esta é uma virtude que só os melhores possuem.

Por que existem pessoas que não são gratas?

Pessoas incapazes de sentir gratidão têm um alto nível de narcisismo. Elas não apenas têm problemas de memória, mas também consideram que merecem toda a ajuda que recebem. Na verdade, muitos assumem todo o crédito pelos benefícios que obtêm e omitem completamente quem os ajudou.

“A ingratidão é típica de pessoas que foram criadas com gratificação excessiva. Eles não são ensinados a valorizar o que os outros oferecem. Seus pais lhes transmitem a ideia de que eles merecem tudo por serem quem são.”

Como praticar a gratidão – Algumas dicas

Diário de gratidão

Consiste em dedicar alguns minutos por dia para anotar, em um caderno ou em sua agenda, 3 experiências positivas do dia pelas quais você se sente grato. O ideal é começar a valorizar as pequenas coisas do dia a dia e agradecer por elas. Como agradecer pelo café da manhã, um telefonema de um grande amigo, seu bom estado de saúde, etc. Faça antes de dormir, pois assim terminamos o dia com um toque positivo.

Levante-se agradecendo

Começar o dia agradecendo por alguma coisa boa da sua vida faz muita diferença. Assim, seu dia iniciará com uma perspectiva diferente.

Evite reclamações

Reclamar é trazer mais do mesmo. A palavra vem de clamor, pedido. Quando reclamamos, clamamos de novo, assim acabamos trazendo mais daquilo indesejado na nossa vida, e o ciclo recomeça.

Em situações problemáticas, o ideal é focar na solução. Não fique preso a coisas ruins, pessoas que reclamam o tempo todo, vivem infelizes.

Ao invés de reclamar, comece agradecendo, agradeça pela maioria das suas ações, agradeça antes de cada refeição; agradeça àquelas pessoas que o ajudam.

Quando você se sentir oprimido pela sua saúde, agradeça pelas capacidades que você ainda tem. Aos poucos, o hábito será criado e você poderá perceber o bem-estar que essas ações proporcionam.

Adaptado de:
https://amenteemaravilhosa.com.br/martin-seligman-psicologia-positiva/
https://amenteemaravilhosa.com.br/gratidao-virtude-dos-melhores/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress